top of page

Geografia

6º ano

Habilidades BNCC

Sugestões de integração

(EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos. 

(EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários. 

(EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

Explorar a necessidade humana de alterar as paisagens para garantir e facilitar sua sobrevivência, destacando os impactos das atividades humanas no meio ambiente e analisar os modos de vida dos povos originários em comparação com as práticas dos povos dominadores e as práticas atuais, ressaltando as diferentes relações com a natureza e os desafios contemporâneos para a preservação ambiental. 

(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.

(EF06GE04) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

(EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais. 

(EF06GE13) Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.). 

Destacar os impactos que as ações humanas provocam sobre os ciclos naturais, como o ciclo da água e os padrões climáticos, considerando também a relação entre padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais. Explorar como essas intervenções humanas modificam as paisagens e influenciam no equilibrio ambiental de forma local e também global.

Exemplos

Explorar questões como a busca por maior produtividade na agropecuária para resolver o problema da fome, mesmo diante da existência de alimentos suficientes mas mal distribuídos.

Analisar a obsolescência programada na indústria, que promove o consumo excessivo e a geração de resíduos.

(EF06GE06) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.

Analisar de forma crítica as atividades agropecuárias e industriais, reconhecendo sua importância para a sociedade, mas também destacando as contradições presentes nessas práticas. 

(EF06GE07) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades. 

Ao abordar o surgimento das cidades, destacar a justificativa da disponibilidade de recursos naturais como um dos fatores impulsionadores desse processo, ressaltando que essa ocupação muitas vezes resulta na degradação desses recursos, como no caso de cidades construídas ao redor de corpos d'água que se tornam poluídos e impróprios para consumo humano (associar com EF06GE12)

É possível analisar ainda os problemas de desigualdade social presentes nos grandes centros urbanos, onde o crescimento desordenado e a falta de planejamento deixam as populações mais vulneráveis enfrentando os maiores desafios ambientais.

(EF06GE10) Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.

(EF06GE12) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos. 

Explorar a importância das práticas agrícolas e do consumo de recursos hídricos que respeitem a natureza como forma de manter o equilíbrio ambiental, destacando os efeitos positivos que essas ações promovem para a própria humanidade (associar com EF06GE07)

Exemplo

Os rios invisíveis de Belo Horizonte: do que estamos falando?. O material, produzido por Lígia Lacerda, "aborda questões relacionadas aos rios e suas transformações ao longo do desenvolvimento das cidades. A cada módulo desta unidade vocês contarão com uma série de informações, de forma progressiva, acerca dos rios e suas canalizações na cidade de Belo Horizonte." Download. Acesso. Mais informações: Unidade temática sobre rios invisíveis - Repositório UFOP 

7º ano

Habilidades BNCC

Sugestões de integração

(EF07GE01) Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil. 

Discutir como as percepções distorcidas ou simplificadas das paisagens brasileiras podem impactar as políticas de conservação, uso dos recursos naturais e preservação da biodiversidade, destacando a importância de uma abordagem crítica no reconhecimento da complexidade e diversidade ambiental do país.

(EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

(EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.

(EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras. 

Analisar como diferentes grupos sociais e econômicos impactam o meio ambiente em que se localizam e como os reflexos do desequilíbrio ambiental afetam cada grupo.

Exemplo: discutir sobre o conceito de racismo ambiental,  exemplificando como ele se manifesta nas disparidades de acesso a recursos naturais, exposição a poluentes e desigualdades socioambientais, evidenciando as injustiças ambientais enfrentadas por esses grupos. 

Sugestão de leitura: Racismo ambiental - oficina colaborativa, Ingriddy Moreira e Fábio Rodrigues / Repositório UFOP

(EF07GE05) Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o advento do capitalismo.

(EF07GE06) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares. 

Destacar o desenvolvimento dependente do consumo como a base do capitalismo, o que resulta na pressão sobre os recursos naturais, aumento da geração de resíduos e poluição, e em como esses impactos estão diretamente relacionados à distribuição desigual de riquezas, ressaltando como comunidades mais vulneráveis são as mais afetadas por eles.

Exemplos

A obsolescência programada. Para saber mais leia a reportagem O que é obsolescência programada? Veja exemplos - Exame ou assista o documentário A conspiração da lâmpada (The light bulb conspiracy). Acessos em: 18 de abril de 2024.

(EF07GE07) Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.

(EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.

Analisar como o desenvolvimento do transporte e da indústria muitas vezes resulta em aumento da emissão de poluentes, degradação de ecossistemas, perda de biodiversidade e consumo excessivo de recursos naturais. Além disso, pode-se explorar como os grupos sociais que são mais afetados por esses impactos, ressaltando as desigualdades socioambientais.

(EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.

(EF07GE10) Elaborar e interpretar gráficos de barras, gráficos de setores e histogramas, com base em dados socioeconômicos das regiões brasileiras.

Analisar padrões espaciais e entender as transformações territoriais ao longo do tempo, como o crescimento urbano e a diminuição das áreas naturais, destacando as disparidades socioambientais entre áreas urbanas e rurais e entre regiões mais desenvolvidas e menos desenvolvidas. 

(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária). 

É possível não apenas fornecer informações sobre sua biodiversidade e distribuição geográfica, mas também destacar a importância da preservação dessas áreas. Sugere-se ainda enfatizar os domínios mais próximas a realidade local, para abordar os principais problemas ambientais que enfrentam e possíveis soluções.

(EF07GE12) Comparar unidades de conservação existentes no Município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) 

Explorar os objetivos das unidades de conservação mais próximas, analisando desafios e êxitos na gestão e preservação dessas áreas. 

8º ano

Habilidades BNCC

Sugestões de integração

(EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.

(EF08GE02) Relacionar fatos e situações representativas da história das famílias do Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial.

(EF08GE04) Compreender os fluxos de migração na América Latina (movimentos voluntários e forçados, assim como fatores e áreas de expulsão e atração) e as principais políticas migratórias da região.

Analisar as motivações para migração, apresentando a importância dos recursos naturais nesse processo ao longo da história. Além disso, é possível discutir as diferentes percepções sobre imigrantes de origens diferentes e os impactos socioambientais influenciados pela migração.

Exemplo: Como as questões ambientais influenciam a migração: Refugiados vivem rotina de dificuldades e esperanças no DF - Correio Braziliense e Refugiados climáticos: 17 milhões de pessoas na América Latina poderão ser forçadas a migrarem até 2050 - G1. Acessos em: 22 de abril de 2024.

(EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.

(EF08GE06) Analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.

(EF08GE07) Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.

(EF08GE08) Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra.

(EF08GE09) Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

(EF08GE10) Distinguir e analisar conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros, no campo e na cidade, comparando com outros movimentos sociais existentes nos países latino-americanos.

(EF08GE11) Analisar áreas de conflito e tensões nas regiões de fronteira do continente latino-americano e o papel de organismos internacionais e regionais de cooperação nesses cenários.

(EF08GE12) Compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano (Mercosul, OEA, OEI, Nafta, Unasul, Alba, Comunidade Andina, Aladi, entre outros). 

Explorar como a disponibilidade de recursos naturais é um fator de influência nas relações internacionais ao longo da história e na atualidade, destacando o interesse político e econômico em obter domínio esses recursos para fim de exploração, em contraponto à necessidade de preservação.

(EF08GE13) Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.

(EF08GE14) Analisar os processos de desconcentração, descentralização e recentralização das atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil.

(EF08GE16) Analisar as principais problemáticas comuns às grandes cidades latino-americanas, particularmente aquelas relacionadas à distribuição, estrutura e dinâmica da população e às condições de vida e trabalho.

(EF08GE17) Analisar a segregação socioespacial em ambientes urbanos da América Latina, com atenção especial ao estudo de favelas, alagados e zona de riscos. 

Destacar como as relações de trabalho e poder afetam, em escala mundial ou local, as populações sob maior vulnerabilidade e impacta as condições ambientais das cidades. 

Exemplo:  Desigualdade no acesso a tecnologias, chamada de exclusão digital.

Acessos em: 18 de abril de 2024).

(EF08GE15) Analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina (Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes, entre outros) e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

Discutir sobre a influência da disponibilidade de recursos naturais na política internacional e explorar as disputas e cooperações entre países em decorrência dessa disponibilidade.

(EF08GE18) Elaborar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de solos da África e América.

(EF08GE19) Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América.

Analisar padrões espaciais e entender as transformações territoriais ao longo do tempo, como o crescimento urbano e a diminuição das áreas naturais, destacando as disparidades socioambientais entre áreas urbanas e rurais e entre regiões mais desenvolvidas e menos desenvolvidas. 

(EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos. 

(EF08GE24) Analisar as principais características produtivas dos países latino-americanos (como exploração mineral na Venezuela; agricultura de alta especialização e exploração mineira no Chile; circuito da carne nos pampas argentinos e no Brasil; circuito da cana-de-açúcar em Cuba; polígono industrial do sudeste brasileiro e plantações de soja no centro-oeste; maquiladoras mexicanas, entre outros). 

Abordar as desigualdades socioeconômicas presentes nos países, destacando o impacto delas ao meio ambiente e a qualidade de vida das populações locais. 

Exemplo: Por meio de estudos de caso e análises comparativas, os alunos podem investigar as pressões exercidas sobre os recursos naturais, como a exploração de minérios, desmatamento e poluição, e discutir as consequências socioambientais dessas práticas.

(EF08GE21) Analisar o papel ambiental e territorial da Antártica no contexto geopolítico, sua relevância para os países da América do Sul e seu valor como área destinada à pesquisa e à compreensão do ambiente global. 

Explorar os impactos das atividades humanas e das mudanças climáticas na região, e discutir estratégias de preservação e governança ambiental para garantir a sustentabilidade desse ecossistema único, refletindo sobre o valor dessa área na pesquisa científica e na compreensão do ambiente global, destacando sua importância para o conhecimento e a proteção dos recursos naturais do planeta. 

(EF08GE22) Identificar os principais recursos naturais dos países da América Latina, analisando seu uso para a produção de matéria-prima e energia e sua relevância para a cooperação entre os países do Mercosul.

(EF08GE24) Analisar as principais características produtivas dos países latino-americanos (como exploração mineral na Venezuela; agricultura de alta especialização e exploração mineira no Chile; circuito da carne nos pampas argentinos e no Brasil; circuito da cana-de-açúcar em Cuba; polígono industrial do sudeste brasileiro e plantações de soja no centro-oeste; maquiladoras mexicanas, entre outros). 

Explorar os impactos socioambientais da exploração dos principais recursos naturais nesses países, considerando o uso na produção de matéria-prima e energia, discutindo as relações de cooperação e conflito entre os países do Mercosul em relação à gestão e uso desses recursos, e em como os modelos de desenvolvimento adotados impactam o meio ambiente e as populações.

Exemplo: investigar como a extração de recursos minerais, a agricultura intensiva e outras atividades econômicas afetam os ecossistemas locais, a biodiversidade e as comunidades tradicionais.

(EF08GE23) Identificar paisagens da América Latina e associá-las, por meio da cartografia, aos diferentes povos da região, com base em aspectos da geomorfologia, da biogeografia e da climatologia.

Analisar as paisagens naturais e humanizadas da América Latina, destacando os diferentes modos de interação entre as sociedades locais e o meio ambiente, discutindo como as atividades humanas impactam essas paisagens, promovendo a reflexão sobre a conservação dos ecossistemas naturais, a gestão sustentável dos recursos naturais e a preservação da biodiversidade. 

9º ano

Habilidades BNCC

Sugestões de integração

(EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.

(EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

(EF09GE06) Associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias. 

Analisar como o eurocentrismo e a colonização impactaram e continuam a influenciar a exploração dos recursos naturais em diferentes regiões do mundo, discutindo como essa hegemonia europeia resultou na exploração desigual dos recursos naturais dos países colonizados, para abastecer as potências dominantes. Cabe destacar ainda como as corporações internacionais, muitas vezes oriundas dessas potências, exercem influência sobre a vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade. 

Explorar exemplos concretos de como essas empresas exploram os recursos naturais de maneira predatória, contribuindo para a degradação ambiental e para a dependência econômica dos países em desenvolvimento.

(EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças. 

Explorar como essas comunidades mantêm práticas e tradições que muitas vezes estão intrinsecamente ligadas à preservação e ao uso sustentável dos recursos naturais.

(EF09GE04) Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais. 

Explorar como as práticas culturais e as interações humanas com o meio ambiente moldam as características físicas e socioeconômicas das regiões, analisando como essas comunidades mantêm práticas e tradições que muitas vezes estão intrinsecamente ligadas à preservação e ao uso sustentável dos recursos naturais.

(EF09GE05) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização.

Analisar as implicações da globalização e mundialização nas questões ambientais em diferentes partes do mundo, explorando como esses processos impactam os ecossistemas, a biodiversidade e as comunidades locais, tanto positiva quanto negativamente. 

(EF09GE07) Analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.

(EF09GE08) Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania.

(EF09GE09) Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais. 

Explorar como atividades humanas, como a industrialização, urbanização, agricultura intensiva e exploração de recursos naturais, afetaram os ecossistemas dessas regiões ao longo do tempo e como as desigualdades socioeconômicas resultantes desses processos afetam  diferentes grupos populacionais.

(EF09GE10) Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania. 

Considerar não apenas os aspectos econômicos e culturais, mas também os impactos ambientais, explorando como a industrialização alterou os padrões de produção, consumo e comércio nessas regiões, levando em consideração questões como poluição atmosférica, contaminação do solo e da água, perda de biodiversidade e mudanças climáticas e como esses impactos afetam as comunidades locais e os ecossistemas naturais.

(EF09GE11) Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil.

(EF09GE12) Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.

(EF09GE13) Analisar a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.

Destacar as consequências socioambientais dessas mudanças, explorando como a introdução de novas tecnologias e práticas na indústria e na agricultura afeta as condições de trabalho e emprego, mas também o uso e a gestão dos recursos naturais, refletindo sobre as relações de poder econômico e os impactos ambientais associados a intensificação dos sistemas industriais e agroalimentares globais.

(EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.

(EF09GE15) Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas. 

Analisar a distribuição de recursos naturais, como água, minerais, fontes de energia e biodiversidade, em diferentes regiões do mundo e comparar esses mapas com dados socioeconômicos, como índices de desenvolvimento humano e padrões de consumo para explorar padrões de desigualdade socioambiental e discutir as relações entre pobreza, desenvolvimento humano e degradação ambiental em escala global. 

(EF09GE16) Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.

(EF09GE17) Explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania. 

Explorar os impactos das atividades humanas nessas regiões, analisando como as diferentes práticas agrícolas, urbanização, industrialização e uso de recursos naturais afetam seus domínios e ecossistemas. Além de discutir as políticas de conservação ambiental e os desafios enfrentados na preservação da biodiversidade em cada região. 

(EF09GE18) Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países. 

Discutir como a exploração de recursos naturais para produção de energia influenciam o meio ambiente e as comunidades locais, analisando os dilemas éticos e as questões de justiça social relacionadas à distribuição dos benefícios e dos prejuízos dessas atividades.

© 2025, Nara Silva Rotandano. Todos os direitos reservados.

Este material pode ser livremente aplicado para fins pedagógicos, e utilizado por escrito, desde que corretamente referenciado. 

É proibido o uso comercial sem autorização prévia.

© 2035 por IguaLição. Criado e protegido por Wix.com

bottom of page