top of page

17 de junho - Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca

  • Foto do escritor: Nara Rotandano
    Nara Rotandano
  • 17 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

Essa data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1994 para conscientizar a população mundial sobre a importância de combater esses problemas críticos. A escolha dessa data está ligada à adoção da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD), um tratado internacional focado em mitigar os efeitos da desertificação e da seca através de uma ação cooperativa global.


Desertificação refere-se à perda das qualidades do solo provocada pelas atividades humanas, que resultam na degradação de ecossistemas naturais em áreas improdutivas. Este fenômeno não só ameaça a segurança alimentar e hídrica, mas também afeta a biodiversidade e o equilíbrio natural, além de contribuir para a pobreza e a migração forçada. A seca, por outro lado, é um fenômeno natural, mas que pode ser intensificado pelas ações antrópicas, que ocorre quando há uma falta prolongada de água, afetando significativamente o ecossistema e a comunidade local. Quando combinados, desertificação e seca provocam um impacto devastador sobre o meio ambiente e a sociedade.


Esses impactos são múltiplos e afetam tanto as populações residentes nos locais afetados, quanto as em escala mundial, pois o desequilíbrio ambiental que a escassez de chuvas e a desertificação de novas áreas acarretam em escala mundial são muito significativos, contribuindo para as mudanças climáticas e o aumento do desastres naturais em todo o planeta. Portanto, devido ao potencial prejudicial desses problemas ambientais, a determinação de um dia para relembrar a importância dessa questão é uma medida de incentivar as discussões a respeito, na tentativa de minimizar seus efeitos.



No contexto escolar, existem referências a várias datas relacionadas ao meio ambiente, e assim como as demais, o dia 17 de junho pode ser integrado aos conteúdos escolares como forma de destacar e discutir esse problema ambiental. A seguir, veja alguns exemplos de conteúdos que se relacionam a essa data:


  • Ciclos da Água: Ensinar sobre os ciclos da água e como a escassez pode afetar todos os seres vivos.

  • Impacto Humano: Discutir as consequências das ações humanas na saúde do solo e na disponibilidade de recursos hídricos.

  • Biodiversidade: Mostrar como a desertificação afeta a biodiversidade e o que isso significa para o nosso planeta.

  • Adaptação evolutiva: Discutir como os mecanismos adaptativos de plantas e animais estão sendo comprometidos pelas modificações do homem aos ambientes naturais.

  • Questões socioeconômicas: Analisar como os efeitos da seca e da desertificação afetam classes sociais distintas.

  • Políticas internacionais: Destacar como problemas locais podem impactar mundialmente, necessitando de cooperações internacionais para controle.


Este dia é uma oportunidade para educadores enfatizarem a importância da conservação ambiental, transmitindo não apenas ensinam lições sobre o meio ambiente, mas também sobre sociedade e cidadania, com o objetivo de inspirar os jovens a serem agentes de mudança em suas próprias comunidades, com a consciência de que para a humanidade se aproximar da sustentabilidade é necessário promover mudanças significativas nos padrões e hábitos de vida de forma geral, e para isso é preciso uma participação social ativa e consciente.


Comments


© 2025, Nara Silva Rotandano. Todos os direitos reservados.

Este material pode ser livremente aplicado para fins pedagógicos, e utilizado por escrito, desde que corretamente referenciado. 

É proibido o uso comercial sem autorização prévia.

© 2035 por IguaLição. Criado e protegido por Wix.com

bottom of page