A matemática das questões socioambientais - Desmatamento
- Nara Rotandano
- 4 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Esse é o segundo texto de uma série apresentando opções de temas socioambientais que podem ser explorados em aulas de matemática. Leia o primeiro em: A matemática nas questões socioambientais - Desperdício de água (eanapratica.com).
A integração de questões socioambientais nas aulas de matemática oferece uma abordagem rica e relevante para o ensino, conectando conceitos matemáticos com desafios reais enfrentados por nossa sociedade. Este texto tem como objetivo apresentar uma ideia geral de como utilizar o tema do desmatamento para ensinar conceitos matemáticos de forma contextualizada. É importante ressaltar que esta proposta deve ser adaptada à realidade de cada turma, considerando o conteúdo programático e o nível de conhecimento dos alunos.
Proposta de aula
Objetivo: Compreender como as áreas desmatadas são medidas e utilizar habilidades de geometria para estimar áreas de desmatamento hipotético.
Conteúdos Matemáticos:
Análise de dados
Geometria (cálculo de áreas com figuras simples)
Cálculos básicos
Etapas da Aula:
Introdução: Inicie a aula com uma conversa sobre o que é desmatamento e por que ele é um problema, destacando como afeta os animais, as plantas e as pessoas. Explicar como as imagens de satélite são usadas para identificar áreas desmatadas e como essas áreas são medidas.
Análises: Fornecer aos estudantes uma, ou mais, imagens de uma área desmatada com informações de escala, e os oriente a para criar polígonos conhecidos sobre a área para possibilitar o calculo da área de forma mais simples, a fim de determinar o tamanho da área desmatada.
Exemplos de imagens possíveis:
Escala: 1cm equivale a 10m.
Discussão e Interpretação: Promova um momento de diálogo entre os estudantes, por meio da apresentação das suas análises e interpretações para a turma. Destaque a importância dos conhecimentos matemáticos para permitir identificar e compreender questões essenciais para a sociedade, os alunos a refletirem sobre o que aprenderam e a compartilhar suas ideias sobre o assunto.
Conclusão: Encerre a aula com uma reflexão sobre a importância de proteger as florestas e como as ações de cada um podem fazer a diferença, e reforce a conexão entre os conceitos matemáticos estudados e sua aplicação prática em questões reais do cotidiano.
Os exemplos e sugestões de atividades aqui descritos são flexíveis e podem ser moldados pelo professor para atender às necessidades específicas de suas turmas. Ao calcular área de desmatamento como proposto nessa atividade aplica-se conceitos matemáticos de formas significativas em questões reais, transmitindo a ideia transversal na matemática em todas as áreas da vida.
Por fim, podemos perceber que incluir questões socioambientais, como o desmatamento, no currículo de matemática oferece uma oportunidade única para os estudantes desenvolverem habilidades matemáticas essenciais enquanto adquirem conhecimentos a respeito dos desafios ambientais que nossa sociedade enfrenta. Além disso, essa abordagem incentiva os estudantes a se tornarem cidadãos mais informados e conscientes, por equipa-los com o conhecimento e as habilidades necessárias para tomar decisões informadas e contribuir para a solução de problemas complexos, ensinando matemática, mas também cultivando uma geração pessoas capazes de compreender os desafios da sociedade de forma mais ativa, críticos e engajados.





Comentários