A matemática nas questões socioambientais - Desperdício de água
- Nara Rotandano
- 28 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de jun. de 2024
A integração de questões socioambientais nas aulas de matemática oferece variadas e relevantes abordagens para o ensino ao conectar conceitos matemáticos com desafios reais que nossa sociedade enfrenta. Esta abordagem não só promove o desenvolvimento de habilidades matemáticas, mas também incentiva a conscientização e o pensamento crítico sobre consumo responsável, conservação de recursos naturais, conscientização ambiental, entre outros temas relevantes para a vida em sociedade.

Uma forma eficaz de aplicar essa metodologia é através da análise de dados e estatísticas presentes em reportagens e estudos sobre problemas socioambientais. E para ilustrar, vamos explorar um exemplo de reportagem sobre desperdício de água no Brasil, que foi incluída como sugestão de integração no site principal: Desperdício de água aumenta pelo sexto ano seguido no Brasil; volume perdido em vazamentos abasteceria 30% dos brasileiros por um ano, diz estudo | G1. Acesso em: 28/05/2024.
Objetivo: Utilizar dados estatísticos sobre desperdício de água para desenvolver habilidades matemáticas e promover a conscientização ambiental entre os alunos.
Conteúdos Matemáticos:
Análise de dados
Porcentagem
Proporções
Gráficos e tabelas
Etapas da Aula:
Introdução: Inicie a aula com uma discussão breve a respeito do impacto do desperdício de água em diferentes regiões e comunidades a fim de promover uma reflexão inicial e captar as opiniões gerais sobre o tema. Então apresentar a reportagem aos alunos, destacando os principais dados e estatísticas sobre o tema.
Análises: Com a turma dividida em grupos e forneça a cada grupo um conjunto de dados retirados da reportagem, sobre os quais eles devem realizar as análises determinadas. A seguir alguns exemplos de dados da reportagem e sugestões de análises a serem realizadas, é fundamental que as análises sejam adequadas para o nível das turmas em que a atividade será aplicada: - Volume total de água captada e tratada em 2021 (7,3 bilhões de m³). - Percentual de água desperdiçada em 2021 (40,3%). - Volume de água desperdiçada por vazamentos em 2021 (3,8 bilhões de m³).
Essas informações permite calcular a quantidade de água desperdiçada em m³, quantidade e percentual de desperdício por outras formas que não vazamentos, percentual de desperdício por vazamentos. Além de explorar a construção de gráficos com os dados brutos e trabalhados.
- Percentual de água desperdiçada por estado (Amapá: 74,8%; Acre: 74,4%; Roraima: 64%; Rondônia: 61,4%; Maranhão: 59,2%; Amazonas: 53%; Rio Grande do Norte: 52,2%; Mato Grosso: 48,4%; Sergipe: 48,4%; Alagoas: 47%; Pernambuco: 46%; Piauí: 45,3%; Ceará: 45,2%; Rio de Janeiro: 45%; Rio Grande do Sul: 42%; Bahia: 39,7%; Espírito Santo: 38,8%; Minas Gerais: 37,5%; Pará: 37,4%; Tocantins: 35,5%; Paraíba: 35,4%; Distrito Federal: 35,1%; São Paulo: 34,5%; Santa Catarina: 34,1%; Paraná: 33,8%; Mato Grosso do Sul: 33,4%; Goiás: 28,5%)
Essas informações podem ser utilizadas para produzir dados do desperdício por região, comparações entre os locais com maior e menor taxa de desperdício, e os gráficos demonstrando esses. Se associados a outras fontes, como densidade populacional podem ser exploradas as proporções entre desperdício e tamanho da população.
Discussão e Interpretação: Os grupos devem apresentar suas análises e gráficos para a classe como estímulo a retomada da discussão inicial. Incentivar os estudantes a comparar seus primeiros pensamentos sobre o desperdício com a sua conclusão após as analises dos dados, e a refletirem sobre as causas do desperdício desse e as possíveis soluções. É importante destacar que o desperdício não ocorre apenas nas residências, mas sim em todas as atividades que consomem água tratada, e também nas próprias empresas de tratamento e distribuição.
Conclusão: Encerre a aula com uma reflexão sobre a importância da conscientização ambiental e o papel que cada um pode desempenhar na conservação dos recursos naturais e reforçando a conexão entre os conceitos matemáticos estudados na sala de aula e sua aplicação prática em questões reais que envolvem a sociedade.
Gostaria de ressaltar que não possuo formação em matemática, e dentro todas as disciplinas atendidas pela minha ideia ousada de relacionar com a educação ambiental, essa foi a que mais tive dificuldade, não em identificar a relação, mas em apresentar sugestões relevantes de forma clara e útil. Por isso, nesse tema um pouco mais que nos outros, é fundamental que você, profissional da área, molde minhas sugestões à realidade da sala de aula, sempre prezando pelo aprendizado da turma. Contudo é importante integrar questões socioambientais em aulas de matemática é uma estratégia poderosa para tornar o aprendizado mais relevante e significativo. Ao analisar dados reais e discutir problemas ambientais, os alunos não apenas aprimoram suas habilidades matemáticas, mas também desenvolvem uma consciência crítica e uma atitude responsável em relação ao meio ambiente.
Comentários