top of page

Arte na educação - Michelle Reader

  • Foto do escritor: Nara Rotandano
    Nara Rotandano
  • 3 de jun. de 2024
  • 4 min de leitura

Esse texto faz parte de uma série apresentando artistas e obras que podem ser utilizados em sala de aula, veja os outros textos da série em: Arte na educação.


Hoje vamos falar sobre Michelle Reader e algumas de suas obras. Ela é uma artista britânica conhecida por suas esculturas e instalações criadas a partir de materiais reciclados e resíduos. Desde 1997, Reader utiliza seu talento para transformar objetos descartados em obras de arte detalhadas como forma de promover a reflexão sobre temas como sustentabilidade, meio ambiente e consumo consciente. Seu estilo de arte se destaca pela criatividade em reaproveitar materiais diversos destinados ao descarte e transformando-os em arte por meio de uma nova perspectiva. Suas obras não apenas encantam visualmente, mas também provocam reflexões sobre o valor do lixo e o impacto dos resíduos no planeta.


TIDELINE. Reprodução de Michelle Reader.

"TIDELINE"

Uma obra criada para um prédio empresarial de Londres, utilizando resíduos coletados das empresas que funcionam no edifício durante três semanas de trabalho típico. Reader selecionou materiais como papel, latas, plástico e papelão para representar o encontro da água com a terra nas margens do rio Tâmisa. Essa obra evidencia a prática diferenciada dessa artista, que busca ressignificar materiais descartados pelo próprio público-alvo, transformando o lixo em uma construção planejada para induzir o espectador a refletir sobre o ciclo de vida dos produtos que consomem e o potencial de reutilização de materiais quando são considerados sem valor e rapidamente descartados.


Litter Flowers. Reprodução de Michelle Reader.

"Litter Flowers"

Em tradução literal o título em português seria flores de lixo, completamente aplicável a instalação que consiste em uma série de pequenas esculturas em formato floral, produzida a partir de materiais descartados no perímetro da Floresta de Dean, Inglaterra. Os materiais utilizados foram latas de alumínio, garrafas plásticas, embalagens de doces e de café, coletados no veículo que dava ao público a oportunidade de trocar os materiais de descarte por doces. Como parte de uma campanha de conscientização ao descarte de lixo dentro da área florestal, a obra destacava a possibilidade de reutilização de materiais descartados quando adequadamente descartados, o que não ocorre quando os resíduos são deixados incorretamente nos ambientes.


Bellyful of Plastic. Reprodução de Michelle Reader.

"Bellyful of Plastic"

De forma literal o título significa "Barriga de Plástico". Trata-se de uma escultura encomendada pela Autoridade Portuária de Londres como parte de uma campanha de limpeza do rio Tâmisa. A obra apresenta peixes feitos principalmente de resíduos plásticos encontrados no próprio rio, como calçados, bolas de tênis, palitos de cotonete, garrafas e barbantes de nylon. O objetivo é evidenciar o impacto da poluição nos rios e seus efeitos devastadores na vida aquática. Além de destacar a problemática ambiental, a obra também busca sensibilizar o público sobre a importância da limpeza dos rios e principalmente da necessidade de práticas de descarte responsáveis, como formas de minimizar os impactos humanos sobretudo sobre os rios urbanos.


A utilização de Reader na sala de aula é tão versátil quanto suas obras, que podem ser usadas de forma individual ao tratar de determinado assunto, como "Litter Flowers" ao discutir a importância do descarte correto do lixo ao realizar atividades físicas (aulas de educação física) ou outras atividades humanas em ambientes naturais (aulas de geografia e ciências), e "Bellyful of Plastic" para discutir a poluição dos recursos hídricos (aulas de geografia e ciências).



Também existe a possibilidade de utilizar as obras em conjunto para discutir o ponto em comum nos trabalhos de Michele: o impacto do consumismo e da produção exagerada de resíduos sólido, seja nas aulas de geografia e ciências, ou em reflexões históricas sobre os tipos de resíduos gerados em cada período da humanidade e os impactos disso na natureza. Por fim há ainda a relação mais direta com o cenário escolar, as aulas de arte, em que as produções podem ser analisadas para aumentar a repertório artístico dos estudantes enquanto apresenta o potencial das formas de arte como ferramentas de conscientização e mobilização social.


Ainda nas aulas de artes, uma sugestão interessante é promover atividades para que os estudantes possam criar suas próprias obras inspiradas na metodologia de Michelle, seja individualmente com materiais coletados em suas residências, ou em conjunto com materiais coletados na escola. Uma ideia inovadora é cada turma ter um público-alvo, como um órgão público do município, coletando materiais desse local por um período determinado, para que os estudantes tenham a tarefa de construir uma obra específica para aquele órgão e, após uma exposição, a obra seria entregue para ser exibida no local, acompanhada de um guia informando como os resíduos foram coletados, quem produziu e o significado da obra. Isso não só promove a conscientização ambiental, mas também envolve a comunidade local, reforçando a importância da responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos.


Ao explorar as obras de Michelle Reader, mergulhamos em um universo de criatividade e consciência ambiental. Sua habilidade em transformar resíduos em arte não apenas encanta visualmente, mas convida a refletir sobre nossos hábitos de consumo e o impacto que eles têm em nosso planeta. Ao levar essas obras para a sala de aula, não só apresenta-se novos artistas aos estudantes, mas também os envolvemos em discussões essenciais sobre questões ambientais relevantes para a sociedade.


Além das três obras citadas aqui, o site da artista apresenta vários outros trabalhos, que acompanham uma breve descrição, que apesar de estar disponível em língua inglesa, o tradutor automático dos navegadores é suficiente para transmitir a mensagem. Visite o site e se inspire ainda mais: Michelle Reader Escultura Reciclada - criando arte a partir de resíduos (michelle-reader.co.uk)


コメント


© 2025, Nara Silva Rotandano. Todos os direitos reservados.

Este material pode ser livremente aplicado para fins pedagógicos, e utilizado por escrito, desde que corretamente referenciado. 

É proibido o uso comercial sem autorização prévia.

© 2035 por IguaLição. Criado e protegido por Wix.com

bottom of page