top of page

Músicas na educação - Big Yellow taxi, Joni Mitchell

  • Foto do escritor: Nara Rotandano
    Nara Rotandano
  • 17 de mai. de 2024
  • 1 min de leitura

Esse texto faz parte da série "músicas na educação", se você não leu os outros, veja aqui: Músicas na educação. Você também pode ouvir nossa playlist completa no YouTube.



A música "Big Yellow Taxi" de Joni Mitchell é uma composição icônica que aborda questões ambientais e a perda dos recursos naturais devido ao desenvolvimento urbano desenfreado de forma incisiva e evidente, apresentando percepções e fatos de forma clara para levar o ouvinte a refletir. Vamos analisá-la com mais detalhes a seguir:

Pavimentaram o paraíso

They paved paradise

E puseram um estacionamento

And put up a parking lot

Com um hotel cor-de-rosa, uma butique

With a pink hotel, a boutique

E uma danceteria descolada

And a swinging hot spot

A destruição da natureza para dar lugar ao desenvolvimento urbano e comercial é diretamente criticada ao apresentar um local naturalmente belo e intocado foi destruído para dar lugar à infraestruturas humanas que simbolizam a comercialização e superficialidade da sociedade moderna.

Não parece que é sempre assim?

Don't it always seem to go

Você não sabe o que tem até não ter mais

That you don't know what you've got 'til it's gone

Pavimentaram o paraíso e puseram um estacionamento

They paved paradise and put up a parking lot

Apresentada uma reflexão sobre a tendência humana de não valorizar o que se tem até que seja perdido, sugerindo que o lamento vem após a falta de apreciação e a perda irreversível de recursos naturais, destacando a ironia e a tragédia da modernização que, ao transformar o meio ambiente em infraestrutura urbana, perde-se algo de valor incalculável que só é reconhecido na ausência.

Pegaram todas as árvores

They took all the trees

E colocaram num museu de árvores

And put them in a tree museum

E cobraram das pessoas

And they charged the people

Um dólar e meio só pra vê-las

A dollar and a half just to see 'em

Uma critica a forma como a natureza é transformada em objeto de exposição e comercialização por meio de uma preservação artificial e um acesso que deveria ser livre e parte do cotidiano é transformado em um produto pelo qual se paga, aumentando os impactos das desigualdades sociais, em um cenário onde se perdeu o verdadeiro apreço pela beleza e valor das árvores são perdidos e substituído pelo status de ter acesso a elas.

Ei, fazendeiro, fazendeiro

Hey farmer, farmer

Tire esses agrotóxicos daqui

Put away that ddt now

Deixe os buracos nas minhas maçãs

Give me spots on my apples

Mas deixe os pássaros e as abelhas

But leave me the birds and the bees

Por favor!

Please!

A relação entre economia e meio ambiente segue sendo explorada na crítica ao uso dos químicos agrícolas, especificamente ao DDT, um agrotóxico historicamente conhecido (a ser discutido em outro texto) conhecido por seus intensos efeitos prejudiciais. Esse trecho abre possibilidade de refletir sobre a parcela de responsabilidade dos consumidores em aceitar ou recusar a aquisição de produtos "imperfeitos" em contrapartida a redução do uso de agrotóxicos (também melhor explorado em outro texto).

Ontem tarde da noite

Late last night

Ouvi a porta de tela bater

I heard the screen door slam

E um grande táxi amarelo

And a big yellow taxi

Levou meu velho embora

Took away my old man

A perda pode ser entendida como pessoal ou ambiental. No contexto da música, pode simbolizar a perda de valores tradicionais e naturais em favor da modernização e urbanização. A referência à porta batendo passa a ideia de encerramento, sugerindo que, uma vez que a natureza é destruída ou um valor é perdido, dificilmente poderá ser recuperado.

Letra e tradução de: BIG YELLOW TAXI (TRADUÇÃO) - Joni Mitchell - LETRAS.MUS.BR. Acesso em: 17/05/2024.



Essa música é uma poderosa crítica à destruição ambiental e à falta de apreciação pelos recursos naturais, destacando a forma como a modernização e o desenvolvimento urbano transformam a natureza em mercadoria, criticando a comercialização dos recursos naturais, o uso de agrotóxicos e a negligência em relação à preservação ambiental. Ao refletir sobre a responsabilidade coletiva e individual na proteção do meio ambiente, Joni Mitchell nos lembra da importância de valorizar e preservar o que temos antes que seja tarde demais.


Esta música oferece uma excelente oportunidade para discussões em sala de aula sobre equilíbrio ambiental, responsabilidade social e a relação entre desenvolvimento econômico e conservação da natureza, encorajando os estudantes a refletirem criticamente sobre as consequências de nossas escolhas e ações individuais e coletivas, a partir de uma melodia animada e um vídeo clipe original bem apto a uso em sala de aula.


Comments


© 2025, Nara Silva Rotandano. Todos os direitos reservados.

Este material pode ser livremente aplicado para fins pedagógicos, e utilizado por escrito, desde que corretamente referenciado. 

É proibido o uso comercial sem autorização prévia.

© 2035 por IguaLição. Criado e protegido por Wix.com

bottom of page