Desafios ambientais da produção de energia solar
- Nara Rotandano
- 1 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de mai. de 2024
A produção e o consumo de energia é um assunto bem representado na BNCC, diretamente nas disciplinas de ciências (EF08CI01, 02, 03, 04, 05 e 06) e geografia (EF09GE18), mas essa presença nem sempre significa que o tema seja explorado de maneira completa em nossas práticas educacionais, principalmente porque dificilmente os livros didáticos apresentam uma análise critica sobre o tema.
Muitas vezes, a classificação simplista das fontes de energia como renováveis e não renováveis cria a falsa sensação de que os problemas ambientais significativos da produção energética estão limitados ao uso dos recursos finitos. E ainda que sejam apresentadas algumas desvantagens para a geração por meio de fontes renováveis comumente eles estão maquiados ou limitados a produção em larga escala. Por isso com esse texto tenho o objetivo transmitir ideias para despertar o pensamento crítico sobre o assunto fornecendo informações para estimular discussões sobre os desafios ambientais da produção de energia.
É importante destacar que a classificação de fontes de energia é uma ótima estratégia didática, e longe de mim dizer o contrário, o ponto é que ela nem sempre reflete fielmente seus impactos ambientais, já que muitas vezes, as fontes renováveis são apresentadas como ambientalmente corretas, sem considerar plenamente os custos ecológicos associados à sua produção.

Vamos a um exemplo prático, de que são feitas as placas solares? Por lógica é possível deduzir que, como todo equipamento eletrônico, são necessários minerais específicos para a sua produção, mas pouco, ou nada, se fala sobre isso. A energia solar é classificada como uma fonte renovável, afinal o sol está sempre lá na sua função, mas para transformar essa energia em elétrica é necessário construir um equipamento, com vida útil limitada, que depende da mineração. Reflita! (saiba mais em: Minerais são protagonistas na construção de placas solares - Ministério de Minas e Energia)
Vamos continuar pensando sobre ela, a energia solar, é a onda do momento, tem programas de incentivo a aquisição e benefícios pela sua utilização elas estão cada vez mais presentes em meios de comunicação e redes sociais, quase sempre acompanhadas do slogan "energia limpa e sustentável". Mas o que será que há por trás de tudo isso? A crise energética do Brasil...
A produção individual de energia, possibilitada pelos painéis solares, é vista como a solução para o déficit da geração de energia nacional. Veja mais em: Crise de energia no Brasil: país deve evoluir no uso da energia solar - UOL; Energia solar já responde por quase 15% da matriz elétrica brasileira - G1; Crise energética impulsiona setor de energia solar - CNN Brasil. Acessos em: 01/05/24.
É importante ressaltar que essas reflexões não têm o propósito de desencorajar seu uso ou desacreditar sua relevância como uma alternativa energética, mas sim, promover o consumo consciente e uma percepção das complexidades associadas à produção e uso de energia. Pois, ao compreendermos as nuances e os desafios envolvidos podemos tomar decisões mais informadas e responsáveis em relação à forma como utilizamos e gerenciamos nossos recursos energéticos como um todo.
Continuaremos explorando outras fontes de energia ao longo desta jornada, com o intuito de promover uma compreensão abrangente e crítica das questões energéticas que afetam nossa sociedade.
Comments