O julgamento – Dengue: quem é o culpado?
- Nara Rotandano
- 2 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de mai. de 2024

Disciplina: Ciências
Duração: 1 aula
Série: 7º ano
Habilidade BNCC*: (EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.
** a atividade foi pensada como uma transição sobre os assuntos das habilidades utilizadas, mas pode ser utilizada em outras turmas, se relacionando a EF08CI16 e EF09CI13.
Objetivo: Proporcionar uma compreensão ampla sobre os diferentes fatores envolvidos na transmissão da dengue, para que os alunos analisem as diferentes perspectivas sobre o tema e sejam capazes de argumentar de forma fundamentada sobre as contribuições de cada réu para a propagação da dengue, estimulando o pensamento crítico.
Descrição: Simulação da etapa de deliberação do júri, em um julgamento. Os estudantes deverão analisar as informações apresentadas para, em grupos, discutir e construir um posicionamento a respeito dos culpados pela dengue, serão analisados o papel do vírus, do mosquito e do homem na disseminação da doença.
Inicialmente o professor deve apresentar a ideia da aula para a turma.
Texto sugerido:
Senhoras e senhores jurados, hoje estamos reunidos para concluir um julgamento de caso muito importante: quem é o verdadeiro culpado pela dengue? Diante dos fatos apresentados, cabe a vocês, jurados, decidir se os réus, vírus, mosquito e homem, são inocentes ou culpados.
Serão formados ** grupos que irão analisar as histórias dos réus, tendo 20 minutos para discutir entre seus membros preencher o relatório do julgamento.
Este relatório tem 2 etapas. Na primeira, cada jurado deve relatar em sua própria ficha a sua opinião individual sobre o réu, e na segunda, como grupo devem registrar a votação.
Após esse período, os 3 grupos voltam a interagir, e terão 20 minutos para compartilhar suas considerações entre si.
Ao final deste julgamento, esperamos que cada um de vocês tenha refletido profundamente sobre as evidências apresentadas e apresentem a conclusão para discutirmos em conjunto.
** A quantidade de grupos deve ser estabelecida de acordo com o tamanho da turma, mantendo o equilíbrio entre o número de estudantes, pode-se aproximar a simulação de um cenário real propondo que os estudantes sorteiem o grupo em que participarão, em uma caixa com os números, por exemplo.
Após os grupos definidos e organizados separadamente na sala, deve-se entregar as “evidências” do caso de cada réu ao grupo determinado, juntamente com as fichas.
Após as discussões dos grupos e registro das opiniões nas fichas de julgamento, o professor conduzirá um debate aberto entre eles, apresentando os resultados e as principais considerações que cada grupo concluiu sobre os réus. O professor deve incentiva a troca de ideias, questionamento mútuo e defesa de argumentos entre os jurados de diferentes grupos, para por fim, chegarem a uma conclusão conjunta sobre a culpabilidade dos réus. Os alunos serão incentivados a justificar sua decisão com base nas evidências apresentadas e no debate realizado, promovendo uma reflexão sobre o tema. Essa atividade visa desenvolver habilidades de argumentação, pensamento crítico e trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que aprofunda o conhecimento sobre a dengue e sua prevenção.
Arquivos com testemunho dos réus para impressão:
Commentaires