A atividade física e sua relação com o meio ambiente
- Nara Rotandano
- 16 de mai. de 2024
- 2 min de leitura

Essa é mais uma das muitas relações pouco evidentes que são demonstradas aqui no Educação Ambiental na Prática, já que, inicialmente, é possível que não seja perceptível como os professores de educação física podem explorar as habilidades regulamentadas pela BNCC para a sua disciplina e incluir a educação ambiental. Esse texto está baseado nas sugestões listadas no site principal, e o meu objetivo com ele é aprofundar a ideia de forma mais detalhada sobre aspectos que podem ser utilizados para se trabalhar a elação entre desigualdade na atividade física e o meio ambiente em sala de aula.
A seguir veja alguns aspectos a serem considerados e discutidos, apresentados em forma de um questionamento inicial e os respectivos tópicos que podem ser explorados nessa discussão:
Como o ambiente ao nosso redor influencia nossas oportunidades de praticar atividade física?
Acesso a parques, áreas verdes, ciclovias e outras: como aspectos geográficos e econômicos interferem.
Poluição: o impacto dos diferentes tipos de poluição (atmosférica, visual, hídrica, do solo) sobre a escolha e a qualidade da atividade.
Segurança pública: influência da segurança na duração, na qualidade e no tipo de atividade.
Diferenças entre ambientes urbanos e rurais nas atividades físicas.
Saúde pública: influência da COVID-19 na prática de atividades.
Questões socioeconômicas: influencia das classes sociais e profissionais na escolha e realização de atividades físicas.
Como integrar a proteção ambiental na atividade física?
Incentivo ao uso de transporte ativo (caminhadas, ciclismo) em vez de veículos motorizados.
Planejamento urbano que priorize espaços verdes e áreas de lazer.
Conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente para a saúde e bem-estar.
Eventos que incentivem a atividade física e a proteção ambiental (ex.: caminhadas ecológicas, competições para limpeza de ambientes poluídos, etc.).
Quais são os impactos negativos de algumas atividades físicas no meio ambiente e como minimiza-los?
Trilhas e Caminhadas na Natureza: interferências do ambiente natural com descarte incorreto de lixo, erosão do solo e perturbação da fauna; retirada de vegetação, etc.
Esportes Motorizados: Efeitos de atividades como motocross e jet ski, entre outros, que contribuem para poluição.
Eventos de Massa: Impacto ambiental de grandes eventos esportivos, como maratonas e competições, e a importância de práticas ambientalmente corretas, como a gestão adequada de resíduos.
Construção de Infraestrutura Esportiva: Impactos da construção de estádios, academias e outros locais, e a importância de projetos que minimizem a destruição de habitats naturais.
A Educação Física pode desempenhar um papel crucial na promoção da saúde e também do equilíbrio ambiental. Ao abordar a desigualdade nas oportunidades de atividade física e os impactos, positivos ou negativos, que ela pode representar para o equilíbrio ambiental e consequentemente a qualidade de vida, os professores podem incentivar a reflexão e o debate entre os estudantes, promovendo a construção do conhecimento e da postura cidadã.
