top of page

TEMA: Água e sociedade

  • Língua Portuguesa: (Habilidades multiseriadas; EF06LP01)

A partir da análise de textos jornalísticos investigar como as notícias sobre crise hídrica apresentam os consumos por esferas da sociedade (consumo domestico, industrial e agropecuário). Entre os aspectos que podem ser problematizados: por que campanhas focam no "feche a torneira" (impacto ínfimo) e raramente mencionam o consumo industrial e agropecuário? (ATENÇÃO: Reforçar que ações individuais de economia domésticas são importantes, para evitar a ideia de que as sugestões simples são inúteis.)​

  • Língua Inglesa: (EF06LI07; EF06LI09; EF06LI12)

​Leitura e compreensão de textos informativos globais com identificação de palavras-chave e termos técnicos básicos em inglês sobre o ciclo da água e poluição, criando um vocabulário bilíngue para o projeto.

  • Arte: (EF69AR01; EF69AR16)

​Pesquisar artistas contemporâneos que usam a água (ou a falta dela) como tema (ex: artistas que usam lixo retirado de rios para esculturas).  Analisar músicas como "Sobradinho" (Sá & Guarabyra) ou "Xote Ecológico" (Luiz Gonzaga), discutindo como a arte registra as feridas ambientais de uma sociedade.

  • Matemática: (EF06MA03; EF06MA06; EF06MA09; EF06MA10; EF06MA11; EF06MA13; EF06MA15; EF06MA24)

​Resolver situações-problema usando dados reais. Por exemplo: calcular o volume de água perdido em vazamentos urbanos e comparar com o volume necessário para produzir itens de consumo (água virtual).

  • Geografia: (EF06GE01; EF06GE02; EF06GE04; EF06GE06; EF06GE07; EF06GE10; EF06GE11; EF06GE12)

Discutir como a ocupação humana altera o ciclo hidrológico, analisar rios canalizados e invisíveis nas cidades, problematizar o uso de barragens e sistemas de irrigação, além de comparar os impactos urbanos e rurais na qualidade da água.

  • Ciências: (EF06CI01;EF06CI02; EF06CI03 )

Abordar casos de contaminação (como vazamentos químicos em rios) para discutir métodos de separação de materiais seriam necessários. Reforçar a ideia da lei de Lavoisier (nada se cria, nada se perde, tudo se transforma) com a água do planeta hoje ser a mesma há bilhões de anos; apenas circulando e passando por transformações, então o problema não é a água "acabar", mas a humanidade torná-la imprópria para o consumo numa velocidade maior do que a natureza é capaz de purifica-la. 

  • História: (EF06HI05)

Discutir como rios e fontes de água influenciaram a escolha dos territórios de fixação, os diferentes métodos de uso e manejo adotados por distintos povos e a relação entre disponibilidade hídrica e desenvolvimento cultural. Abordando como desde os primeiros agrupamentos humanos, as escolhas sociais e políticas estiveram ligadas à gestão desse recurso

Compartilhe o nosso site com mais pessoas e ajude essa iniciativa 

© 2025, Nara Silva Rotandano. Todos os direitos reservados.

Este material pode ser livremente aplicado para fins pedagógicos, e utilizado por escrito, desde que corretamente referenciado. 

É proibido o uso comercial sem autorização prévia.

© 2035 por IguaLição. Criado e protegido por Wix.com

bottom of page