top of page

Biomas na aula de História: refletindo sobre território, cultura e sociedade

  • Foto do escritor: Nara Rotandano
    Nara Rotandano
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

Quando pensamos em biomas, é comum associá-los às aulas de Ciências ou Geografia. Mas, na verdade, eles são profundamente atravessados por aspectos históricos, sociais, culturais e econômicos, e, por isso, também podem, e devem, ser tema das aulas de História.


Afinal, os biomas não são só espaços naturais: são territórios ocupados, transformados, explorados, preservados ou destruídos ao longo do tempo.  E cada um deles tem suas próprias especificidades, tanto em relação às características naturais quanto aos processos históricos, sociais, culturais e econômicos que moldaram esses territórios (já falamos um pouco disso nos textos anteriores, veja em: Biomas brasileiros: por quer conhecer todos importa?). Por isso, ao abordar os biomas, é essencial compreender que eles não são homogêneos, nem em termos ecológicos, nem nas relações que as populações estabeleceram com eles ao longo da história.


Algumas possibilidades para trabalhar os biomas nas aulas de História:


🌳Povos originários e tradicionais: discutir como diferentes biomas abrigaram e ainda abrigam povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, seringueiros, pantaneiros, sertanejos, entre outros. Como esses grupos se relacionam com o ambiente? Quais saberes e práticas desenvolveram?

🌿Colonização e exploração dos recursos: analisar como os ciclos econômicos, pau-brasil, ouro, açúcar, borracha, pecuária, soja, impactaram os biomas brasileiros. Quais biomas foram mais afetados? Quais processos de exploração aconteceram em cada região?

🏞️ Formação dos territórios: estudar como a ocupação dos espaços naturais está ligada à formação das fronteiras, das cidades e das atividades econômicas no Brasil.

🔥 Conflitos socioambientais: refletir sobre as lutas pela terra, pela preservação, contra o desmatamento, incêndios e degradação ambiental. Quais movimentos sociais estão ligados a essas causas em diferentes biomas?

🌍 Mudanças ambientais ao longo do tempo: compreender como a relação dos seres humanos com a natureza mudou em diferentes períodos históricos, e como isso se reflete na situação atual dos biomas.



Onde buscar informações e referências:

  • MapBiomas (dados sobre uso da terra, desmatamento, ocupação)

  • IBGE (dados sobre território, população e biomas)

  • Funai (dados sobre população e territórios indígenas)

  • Incra (informações e dados sobre populações e territórios de outros grupos tradicionais)

  • Documentários, filmes, relatos orais, livros e materiais produzidos por populações locais e movimentos sociais


Como organizar essas atividades?

As possibilidades são muitas! Os alunos podem, por exemplo:

  • Trabalhar coletivamente um único bioma, analisando sua história e seus processos sociais.

  • Dividir-se em grupos, cada um pesquisando um bioma diferente e, depois, compartilhando as descobertas com os colegas.

  • Realizar uma linha do tempo, conectando eventos históricos à ocupação, transformação e conservação dos biomas.

  • Analisar textos, vídeos, mapas e documentos históricos, relacionando-os à realidade socioambiental de cada bioma.


O professor pode optar por trazer os materiais prontos ou propor que os próprios alunos busquem fontes, dependendo da realidade da turma e dos recursos disponíveis. O importante é a busca para que, além de aprender História, os alunos ampliem sua visão sobre o Brasil, suas riquezas, desafios e a importância de pensar o meio ambiente como parte da nossa história.



 
 
 

Comments


© 2025, Nara Silva Rotandano. Todos os direitos reservados.

Este material pode ser livremente aplicado para fins pedagógicos, e utilizado por escrito, desde que corretamente referenciado. 

É proibido o uso comercial sem autorização prévia.

© 2035 por IguaLição. Criado e protegido por Wix.com

bottom of page