Biomas na aula de Língua Portuguesa: texto, cultura e meio ambiente
- Nara Rotandano
- há 2 dias
- 3 min de leitura

Engana-se quem pensa que os biomas são assunto exclusivo das aulas de Ciências ou Geografia. Esse assunto pode enriquecer as aulas de Língua Portuguesa, oferecendo uma infinidade de possibilidades para trabalhar leitura, interpretação, produção de textos e análise linguística de forma contextualizada, significativa e interdisciplinar.
Já falamos especificamente sobre cada um deles (veja aqui: Biomas brasileiros: Por que conhecer todos eles importa?), e sabemos que cada bioma carrega não apenas riquezas naturais, mas também histórias, saberes, modos de vida, culturas, crenças e expressões que podem (e devem) ser explorados na construção de textos e na reflexão sobre a linguagem.
🎯 O que é possível trabalhar?
✅ Leitura e interpretação de textos informativos: notícias, reportagens, artigos de divulgação científica e textos institucionais que tratam dos biomas, suas características, seus desafios e suas belezas.
✅ Análise de gêneros textuais: trabalhar gêneros como crônica, reportagem, poema, cordel, carta aberta, manifesto, podcast roteirizado, documentário escrito, entre outros, usando os biomas como tema central.
✅ Produção de textos diversos: os alunos podem produzir:
Textos descritivos sobre um bioma ou uma paisagem;
Relatos de viagem imaginadas (ou vividas, dependendo da sua realidade escolar) por diferentes biomas;
Poemas e outros textos artísticos destacando belezas, problemas e histórias;
Textos de opinião sobre temas como desmatamento, queimadas, conservação ambiental;
Cartas abertas, abaixo-assinados e campanhas de conscientização.
✅ Trabalhar variações linguísticas e diversidade cultural: discutir como diferentes biomas abrigam diferentes povos, culturas e modos de falar, refletindo sobre a riqueza da língua e suas variações regionais.
✅ Vocabulário e semântica: explorar vocabulário específico, nomes de animais, plantas, fenômenos, expressões regionais e suas origens.
✅ Leitura crítica e argumentação: desenvolver a capacidade dos alunos de interpretar criticamente textos que tratam de questões ambientais, sociais e culturais relacionadas aos biomas.
💡 Sugestões de caminhos práticos
Propor a criação de um jornal da turma sobre os biomas, com reportagens, entrevistas simuladas, crônicas, poemas e charges.
Desenvolver um projeto de escrita criativa, onde cada aluno ou grupo escolhe um bioma e cria histórias, relatos ou poesias ambientadas nele.
Trabalhar com textos de autores que retratam os biomas brasileiros, como Manoel de Barros (Pantanal), João Guimarães Rosa (Cerrado), Cora Coralina (Cerrado), Euclides da Cunha (Caatinga e Amazônia), entre outros.
Produzir tipos de comunicação moderna como podcasts ou vídeos, com roteiros elaborados pelos próprios alunos, sobre curiosidades, desafios e riquezas dos biomas.
Desenvolver atividades de comparação de textos, analisando como diferentes autores ou gêneros tratam os mesmos biomas. Por exemplo um poema, uma reportagem e uma crônica.
🔍 Onde buscar materiais?
Sites institucionais: Ministério do Meio Ambiente, apresenta textos descrevendo as caracteristicas de cada bioma, seus projetos e desafios. E ICMBio e INPE publicam vários textos e notícias sobre ações de monitoramento, fiscalização entre outros assuntos relacionados aos biomas.
Livros e produções literárias: autores regionais, coletâneas de poemas, contos e crônicas.
Reportagens e materiais jornalísticos: você pode encontrar textos em diversas revistas, jornais e portais de divulgação científica buscando o nome dos biomas. (Já exploramos questões ambientais em textos jornalísticos, no futuro posso trazer textos específicos sobre aspectos dos biomas também)
Documentários e vídeos educativos: muitos disponíveis em canais educativos no YouTube.
🚀 Como organizar as atividades?
Essas propostas podem ser feitas de diversas formas, dependendo dos objetivos da turma e do professor. Podem ser:
Atividades individuais ou em grupo;
Trabalhos focando em um bioma por vez, ou em todos os biomas de forma sequencial;
Dividir a turma em grupos, cada um pesquisa e produz sobre um bioma e depois compartilham com os colegas;
O professor pode fornecer os textos e informações ou propor que os alunos façam a busca, desenvolvendo também habilidades de pesquisa e curadoria de informações.
O mais importante é adaptar à realidade da turma, ao tempo disponível e aos recursos que se tem.
Comments